Entenda a briga entre Facebook e Apple e como isso pode afetar seu negócio drasticamente

briga-entre-facebook-apple-afeta-seu-negocio
Porque o Facebook está perdendo cada vez mais seu valor de mercado? 


Em 2021 a Apple decidiu usar o novo (ATT) App Tracking Transparency no iOS14.5, diante dessa troca, o acesso aos dados dos usuários passou a ser requisitado. A mudança ocorreu no dia 26 de abril de 2021 e desde então o Facebook vem passando cada vez mais por dificuldades para atingir boa precisão em seus APIs de conversão. 


O que é o API de conversão do Facebook?


Desenvolvido para criar uma conexão precisa entre o Facebook e dados de marketing, o API de Conversões é responsável por criar conexões entre diversas ferramentas, fazendo assim, empresas terem certo “controle” na trajetória de cada clique dado em seus anúncios. 


Qual impacto negativo o requerimento de solicitação do iOS14.5 pode causar?


Um dos grandes impactos que essa alteração da Apple causa diretamente ao Facebook e seus compradores de espaço em anúncios, é o famoso “remarketing”, termo muito utilizado no mundo digital para “perseguir” através de anúncios, uma pessoa que visitou determinado site, aplicativo ou ferramenta. 


Diante disso, tanto o Facebook quanto seus consumidores de mídia paga saem perdendo, a má performance em rastrear possíveis compradores faz com que empresas e profissionais de mídia buyer acabem buscando por novas soluções de captação e publicidade. 


É claro que além do Meta (antigo Facebook) que chegou a cair com suas ações mais de 22% na última quinta-feira (03/02/2022), outras marcas do mesmo segmento também tiveram queda nos seus papéis, como o Twitter que caiu 8% na bolsa de valores, o Pinterest 11% e o Snap 18%.


Desde abril de 2021, quando a nova atualização de privacidade da Apple entrou em vigor, as 4 empresas citadas acima perderam um valor de mercado que se somados juntos, chegam a casa de R$ 1.4 trilhão (cerca de US$ 278 bilhões).


O efeito (ATT) da Apple, teve qual resposta dos consumidores? 


Segundo dados da AppsFlyer mais de 62% dos usuários da Apple no mundo, que utilizam a atualização do iOS14.5 marcaram a opção “Não”, sendo assim não permitindo o acesso de rastreamento de dados. O número ainda vem aumentando e a tendência é de um aumento para mais de 75% até 2023. 


Agora, como a atualização do iOS impacta diretamente os profissionais de marketing (gestores de tráfego)? 


Após alguns anos conseguindo extrair ao máximo dos APIs de conversão, os profissionais de gestão de tráfego vivem um momento de adaptação no mercado. 


Com menos dados em mãos e mais dificuldades para encontrar os melhores números nas campanhas de marketing, os profissionais estão buscando novas opções de propaganda, um aumento significativo na compra de patrocínios em canais de comunicação de grandes influenciadores, vem sendo a solução para muitos. Porém, o estudo para entender o novo mercado que está vindo à tona é bastante pertinente, a grande dúvida que fica, está atrelada aos resultados, que vem sendo mais baixos que o normal. 

(Fonte: Forbes)


Autor: Carlos Massmann

Principais tag(s):